Edital

Edital do II ASPAS NORTE  – Congresso de quadrinhos da região norte

Cultura pop, comunicação e linguagem

 

Biblioteca Pública Elcy Lacerda – 10 a 12 de outubro de 2019

 

Neste edital incluímos as principais informações a respeito do  II ASPAS NORTE – Congresso de quadrinhos da região norte. Seguem abaixo orientações sobre inscrição, prazos, investimento, envio de resumos e textos completos que serão publicados nos anais eletrônicos do evento.

O tema do fórum é “Cultura pop, comunicação e linguagem”, propondo análises críticas voltadas à pesquisa, ensino e processos criativos dentro de uma abordagem interdisciplinar no espectro das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas.

 

Apresentação

Promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria com o Projeto de Pesquisa História em quadrinhos – Unifap, com o colegiado de Filosofia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e a Ápice (Associação Pop Cultural do Amapá), o II ASPAS Norte será realizado na Biblioteca Pública Elcy Lacerda nos dia 10, 11 e 12 de  outubro de 2019. A programação contará com apresentações orais, oficinas, performance e lançamento de livros, fanzines e revistas.

A programação detalhada será disponibilizada posteriormente.

 

Como se inscrever

A inscrição para apresentação de trabalhos deve ser feita no site (https://aspasnorte.wordpress.com/inscricoes).. Antes de se inscrever, leia todas as instruções com atenção.

 

Envio de resumo

Cada participante poderá inscrever somente um resumo. Cada proposta pode ter até, no máximo, um coautor ou uma coautora. Coautores devem igualmente realizar a inscrição na modalidade “com apresentação de trabalho”, enviar o mesmo arquivo de resumo via e-mail e realizar o pagamento da taxa de inscrição.

O certificado de apresentação de trabalho será entregue mediante a inscrição devidamente efetivada e o comparecimento no dia definido pela comissão organizadora para apresentação.

Só serão aceitas comunicações presenciais e os certificados serão disponibilizados aos autores que tiverem assinado a lista de presença.

Ao submeter o resumo, o participante se responsabiliza em enviar, em tempo hábil o artigo completo.

Os resumos deverão se encaixar em uma das sessões temáticas:

1) Quadrinhos

2) Literatura e cultura pop

3) Áudio visuais

 

Observações importantes:

É de responsabilidade do participante estar presente no local, dia e horário definido para sua apresentação;

Orientação de pesquisa não configura coautoria. Neste caso, ela deve ser descrita em nota de rodapé somente no trabalho completo (artigo científico), que deverá ser encaminhado apenas após o aceite do resumo.

A aprovação da proposta de apresentação de trabalho no fórum (mediante efetivação da inscrição) garante a divulgação do trabalho na programação oficial do evento e o certificado de apresentação de trabalho científico (mediante comparecimento no dia determinado).

A aprovação do resumo não implica aprovação automática do texto completo.

Membros da Aspas com anuidade em dia são isentos da taxa de inscrição.

Antes de enviar o resumo, o participante deverá fazer inscrição no site do evento (https://aspasnorte.wordpress.com/inscricoes).

 

Qual deve ser o formato do resumo?  O que deve conter?

O resumo deve ser encaminhado em um arquivo no formato Microsoft Word 2003 ou 2007 (extensão .doc ou .docx), com os seguintes itens, na seguinte ordem:

Título do trabalho em maiúsculas e negrito, seguido de travessão (—) e texto de, no máximo, 300 palavras (utilize a opção “contar palavras” do Word). Em um único parágrafo, em fonte Arial, tamanho 12 com espaçamento entrelinhas simples, alinhamento justificado. Acrescentar até 3 palavras-chave que expressem a temática da proposta, separadas umas das outras por um ponto (.) . Ao final incluir a autoria, e co-autoria se for o caso, indicando obrigatoriamente nome completo, titulação, vínculo institucional, cidade, estado, país e e-mail.

Cada autor ou coautor deverá, no ato de envio de seu resumo, indicar uma das três sessões temáticas: I. Quadrinhos; II. Literatura; III. Audiovisuais. A descrição detalhada de cada sessão será indicada posteriormente nos meios de comunicação.

Veja o exemplo a seguir:

RETROGÊNESE: PROCESSO CRIATIVO DE UM ROTEIRO PARA QUADRINHOS POÉTICO-FILOSÓFICOS — Retrogênese insere-se no gênero de quadrinhos batizado de poético-filosófico (FRANCO, 1997), também chamado de “fantasia filosófica” pelo crítico de quadrinhos espanhol Henrique Torreiro ao se referir aos trabalhos de Edgar Franco e de Gazy Andraus. Esse gênero é caracterizado por algumas particularidades, a primeira delas é o uso de um texto mais vinculado à poesia do que à prosa, a segunda é o fato de incluírem argumentos com intenção filosófica deliberada. Essas primeiras características explicam a denominação poético-filosófica. No caso da denominação “fantasia filosófica”, o termo fantasia se refere diretamente às ambientações escolhidas pelos artistas do gênero, ou seja, universos fantásticos que podem ser outros planetas e civilizações, ambientações mitológicas, envolvendo desde o folclore natal, passando por mitologias estrangeiras e chegando aos mundos e civilizações oníricas criadas pelos próprios autores. O álbum Retrogênese foi lançado pela editora Reverso em 2014 e criado por uma parceria entre Edgar Franco, responsável pelo roteiro, e Al Greco, pelos desenhos. Franco é, segundo Elydio dos Santos Neto (2011), um dos principais representantes do gênero poéticofilosófico, e Retrogênese é uma HQ singular em sua produção, pelo método criativo peculiar que envolveu a criação de um roteiro prévio, algo incomum para o gênero. O artigo detalha o processo de criação desse roteiro poético-filosófico e apresenta os seus desdobramentos na relação criativa com o desenhista da obra, Al Greco. Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Gênero Poético-filosófico. Processo Criativo. Autoria: Edgar Franco – Doutor em Artes – Professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Goiânia, Brasil. E-mail: ciberpaje@gmail.com

O arquivo do resumo deverá ser nomeado com o sobrenome do autor principal seguido de underline e a sigla do evento e a sessão temática (exemplos: franco_aspasnorte_quadrinhos, reblin_aspasnorte, barros_aspasnorte_audiovisual) e enviado para o e-mail: aspasnorte@gmail.com O título do e-mail deverá ser o sobrenome do autor principal seguido da palavra “resumo” e da indicação se é ou não associado à ASPAS (exemplos: Franco – Resumo – Associado, Silva – Resumo – Não Associado , Barros – Resumo – Associado).

 

Inscrição: Como proceder após a aprovação do resumo?

Recebido o aceite da proposta da comunicação – que será enviado por e-mail – o participante deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, segundo as tabelas abaixo.

O pagamento deve ser via depósito bancário ou feito na hora do credenciamento. Deve-se encaminhar o comprovante de depósito escaneado para o email: aspasnorte@gmail.com. O título do e-mail com o comprovante de depósito deverá ser o sobrenome do autor seguido do termo “comprovante de depósito” (Exemplos: Franco – Comprovante de depósito, Reblin – Comprovante de depósito, Barros – Comprovante de depósito).

No corpo do e-mail o participante deverá incluir novamente, o título de seu resumo aprovado e seus dados pessoais: nome completo, titulação, vínculo institucional, cidade, estado, país e e-mail.

Os participantes com resumo aprovado terão como data limite para a efetivação do depósito com desconto até o dia 02 de outubro de 2019 e deverão enviar comprovante de depósito para o e-mail: aspasnorte@gmail.com.

Após a apresentação, fique atento aos prazos para envio do artigo completo.

 

Inscrições de Ouvintes

Os pesquisadores e alunos de graduação sem apresentação de trabalho, que desejarem se inscrever no II ASPAS deverão se inscrever no site (https://aspasnorte.wordpress.com/inscricoes). efetuar o pagamento da taxa de inscrição, segundo as tabelas abaixo, na hora do credenciamento.

 

Datas e prazos

08  de julho de 2019 – Publicação do edital.

08 de julho de 2019 – Início das inscrições para participação como ouvinte ou com apresentação de trabalho via formulário no site (https://aspasnorte.wordpress.com/inscricoes).

01 de agosto de 2019 – Início do envio de resumos para os que se inscreveram com apresentação de trabalho. Os resumos devem ser enviados para o e-mail aspasnorte@gmail.com.

09  de setembro de 2019 – Encerramento do envio de resumos para apresentação de trabalho no evento.

12 de setembro de 2019 – Divulgação dos resumos aprovados para apresentação de trabalho, via e-mail.

01 de outubro – Prazo final para pagamento da taxa de inscrição para quem teve resumo aprovado.

Quem ainda não é associado e quiser se associar, entrar em contato por e-mail para mais detalhes: aspasnorte@gmail.com

 

10, 11 e 12 de outubro de 2019 – Realização do II ASPAS NORTE

25 de novembro  de 2019 – Início do envio dos textos completos (artigos)

15 de janeiro de 2020   Prazo final para envio dos textos completos (artigos).

 

Qual é o valor da taxa de inscrição?

A taxa de inscrição é definida por categorias de pagamento tal como expresso abaixo:

Pagamento antecipado – até o dia 7 de outubro (apresentação de resumo) e 23 de outubro (para ouvintes)

Categorias Com apresentação Sem apresentação
Estudantes de graduação (iniciação científica) R$ 10,00 R$ 10,00
Sócios da ASPAS

(com anuidade em dia)

Isento Isento
Pesquisadores e profissionais R$ 20,00 R$ 20,00

OBS: professores têm desconto e só pagam 15 reais a inscrição.

 

Obs: O pagamento antecipado deverá ser feito através de depósito na conta enviada por e-mail O comprovante de pagamento deve ser enviado até o dia 23 de outubro para o e-mail:  aspasnorte@gmail.com.

 

Pagamento no credenciamento*

É necessário que as inscrições sejam realizadas previamente através do endereço eletrônico https://aspasnorte.wordpress.com/inscricoes/.

 

Categorias Sem apresentação
Estudantes de graduação (iniciação científica) R$ 10,00
Sócios da ASPAS (com anuidade em dia) Isento
Pesquisadores e profissionais R$ 20,00

Lançamentos:

Durante o II ASPAS Norte haverá espaço para autores/pesquisadores realizarem lançamentos de suas obras. Para tanto, basta enviar para o email: aspasnorte@gmail.com, as seguintes informações: Autores; formato (livro, revista ou fanzine), quantidade de páginas, indicação se é revista em quadrinhos, fanzine, ou livro teórico, preço e imagem da capa em média resolução (200 dpi). Obs: DVDs de animação e/ou documentários sobre o universo das narrativas sequenciais também terão espaço de lançamento no evento. Incluir no campo assunto do e-mail o termo “Lançamentos”. O lançamento acontecerá em um momento específico do evento com 2 horas de duração, detalhes serão divulgados na programação do evento.

 

Normas Gerais para a Produção do Artigo

Ao submeter o artigo científico, o participante está autorizando sua publicação nos Anais do III Fórum Nacional dos Pesquisadores em Arte Sequencial e está declarando ser o autor do texto.

O artigo científico a ser submetido deverá ser construído a partir das informações abaixo.

Texto redigido em Word, salvo com extensão .doc ou .docx.

Papel: formato A4 (21 x 29,7cm)

Margem: as folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

Título do Artigo: Fonte Arial, corpo 12, Bold, caixa alta, centralizado, entrelinha simples e não deve ultrapassar duas linhas.

Nome dos Autores: Separar o título do artigo do nome dos autores por duas linhas em branco, entrelinhas simples. Nome do(s) Autor(es): Fonte Arial, corpo 11, Normal, alinhamento à direita, entrelinha simples. Colocar ao lado do(s) nome(s) do(s) autor(es) sua afiliação institucional. Separar os nomes dos autores do resumo por duas linhas em branco, entrelinhas simples.

Obs.: O currículo resumido não deve ser listado aqui, mas inserido após as referências, no final do trabalho.

Resumo: Fonte Arial, corpo 11, Normal, com alinhamento justificado e entrelinha simples. Máximo de 10 linhas. A palavra RESUMO deve ser escrita em caixa alta (maiúsculas) e Bold. Pular uma linha com espaçamento simples.

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras. A expressão PALAVRAS-CHAVE deve ser escrita em caixa alta (maiúsculas) e Bold. Pular duas linhas com espaçamento simples para incluir o resumo em uma das três línguas a ser escolhida, Espanhol, Inglês ou Francês. Resumem / Abstract /Sommaire: Fonte Arial, corpo 11, itálico, alinhamento justificado, entrelinhas simples. RESUMEN, ABSTRACT ou SOMMAIRE: em caixa alta (maiúsculas) e em Bold.

Pular uma linha com espaçamento simples. Palabras clave, Keywords ou Mots-clés: de 3 a 5 palavras. A expressão PALAVRAS CLAVE / KEYWORDS / MOTS-CLÉS deve estar em caixa alta (maiúsculas) e em Bold.

Pular três linhas com espaçamento simples para início do texto. Subtítulos no corpo do texto: Fonte Arial, corpo 12, Bold, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples.

Texto: Fonte Arial, corpo 12, alinhamento justificado, entrelinhas 1,5. Máximo de 15 laudas no total, incluindo dois resumos (português e em uma das línguas estrangeiras mencionadas), referências, notas, imagens e currículo resumido.

Atenção 1: configurar parágrafo, com espaçamento antes 0pt e depois 12pt.

Atenção 2: as formatações não devem ser alteradas para que o documento preencha as 15 laudas.

Atenção 3: não deve ser inserida qualquer quebra de seção, tampouco quebra de página, no documento.

Atenção 4: as páginas não devem ser numeradas.

Citações: até três linhas, manter a formatação acima definida para o texto. Mais de três linhas, fazer recuo de 4 cm da margem esquerda, Fonte Arial, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples.

Imagens: dispostas no corpo do texto. Número máximo de 10, podendo ser coloridas ou em P&B, com a seguinte configuração: formato jpg, com resolução mínima de 72 dpi e máxima de 150 dpi, tendo o tamanho de 7x5cm (mínimo) ou 15x10cm (máximo). Alinhamento centralizado. As imagens não devem ter formatação de quebra automática de texto. Devem ser dispostas sem texto nas laterais. Legendas: devem ser indicadas logo abaixo das imagens, com Fonte Arial, corpo 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5.

Notas: formatadas como notas de fim e ter o formato dos números em algarismo arábico. Fonte Arial, corpo 9, alinhamento justificado, entrelinhas simples. Pular duas linhas, entrelinhas 1,5.

Referências: após as notas, Fonte Arial, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples. Pular duas linhas, entrelinhas 1,5.

Currículo(s) do(s) Autor(es): após as referências, Fonte Arial, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples. Nome do autor: alinhado à esquerda em negrito. Abaixo, o currículo resumido com limite de 5 linhas por autor. Atenção: Não é necessário escrever a palavra ”currículo”. No caso de mais de um autor, deixar uma linha entre cada currículo.

O artigo deverá ser nomeado com o sobrenome do primeiro autor seguido de underline e da palavra artigo (exemplos: franco_artigo, reblin_artigo, barros_artigo). No campo assunto do e-mail o autor escreverá seu sobrenome e as palavras “artigo completo” (exemplos: Franco Artigo Completo, Reblin Artigo Completo, Barros Artigo Completo), enviar o artigo como anexo para o e-mail: aspasnorte@gmail.com.

 

Obs: Os artigos passarão pela comissão científica, que poderão aprová-los ou não.

 

Comissão organizadora, comissão científica e apoiadores do II ASPAS NORTE

Comissão organizadora:

Prof. Dr.  Ivan Carlo Andrade  de Oliveira

Prof. Dr.  Rafael Senra

Profa. Dr. Débora Aymoré

Prof. Esp. Jeancarlo Pontes Carvalho

Leno Callins

 

Comissão científica:

Prof. Dr.  Ivan Carlo Andrade  de Oliveira

Prof. Dr.  Rafael Senra

Profa. Dr. Débora Aymoré

 

Apoio:

– Biblioteca Pública Elcy Lacerda.

Anúncios